sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

JOANÓPOLIS CAPITAL DO LOBISOMEM!

O PORQUÊ:
Dizem que, quem tem muita sorte nasce virado pra lua e Joanópolis parece ser uma destas cidades em que a lua dá muita sorte, principalmente a lua cheia, pois é nela que o lobisomem costuma aparecer.  Temido no passado, o lobisomem joanopolense passou por nova metamorfose, deixou de ser amaldiçoado para dar sorte, de mau passou a brejeiro e de temido passou a ser amigo.

O lobisomem teve suas histórias aguçadas em 1983, quando a folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima defendeu sua tese para a Escola do Folclore de São Paulo, tendo como tema o Lobisomem e como local de pesquisa nossa cidade, lançando o livro: “Lobisomem Assombração e Realidade”.

        Em 1998 o Lobisomem voltou à tona, através do comercial sobre folclore do grupo MacDonald´s, no qual, os figurantes foram pessoas de nossa cidade. Surgiu então a JOANÓPOLIS É O BICHO, confeccionando camisetas, adesivos e eventos, nascendo aí a A.C.L. - Associação dos Criadores de Lobisomens, com o intuito de difundir este precioso mito.

   Este Lobisomem nunca percorreu tantas cidades como agora, mas ao invés de terror, traz a proposta de um turismo sui-generis, ou seja, o turismo do imaginário.

       Hoje em dia, o lobisomem pode ser considerado o carro chefe na divulgação do turismo da cidade, aproveitando o folclore e mostrando as belezas naturais que o município encerra.  No mês de agosto acontecia a Trilha do Lobisomem, ocasião em que dezenas de jeepeiros percorriam a madrugada joanopolense na esperança de ver o bicho. Além disso, as pessoas estão descobrindo os mistérios da lua cheia, ou seja, estão reatando com seu imaginário, buscando ouvir e relembrar as histórias de assombração e outros contos, pacientemente contados pelas pessoas mais antigas da família ou da comunidade.

        A proposta do lobisomem é esta, divulgar o turismo, valorizar o folclore, relembrar os bons tempos da infância, contar um bom “causo” e se envolver nos mistérios e clarões da lua cheia.

         Quanto ao Lobisomem, muitos viram outros afirmam que é pura imaginação, mas na verdade seu rastro está por ai, com seus encantos, seus mistérios e sua atração irresistível ao desconhecido. Bem, enquanto a dúvida persiste o bicho corre solto...

          Lembrando, se encontrar o bicho solto por aí, lembre-se sempre de esconder as unhas e os dentes para que ele passe por você desapercebido.
                                                                   Boa sorte.

   Associação dos Criadores de Lobisomens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário